Vou começar esse artigo respondendo uma pergunta que muitos já sabem a resposta, mas a maioria que sabe tem dúvidas do porquê deve ter e como usá-lo ao seu favor. Investir em um Site para sua empresa ou não, quando falo investir, digo, criar um ou revitalizar / modernizar o seu atual ou seria melhor só a presença nas redes sociais?
Afirmo que, é importante para as empresas ter um Site sim, pelo fato de ser a maneira mais segura de ter presença na Internet! Vou argumentar sobre essa afirmação que fiz a seguir.
As redes sociais no momento são consideradas o meio mais rápido e dinâmico de atrair seguidores, mas também é o local onde se perde mais facilmente essas conquistas. Recentemente um canal do YouTube perdeu os patrocinadores por que um dos apresentadores fez uma declaração polêmica,perdendo assim boa parte dos seguidores, em outros casos as pessoas simplesmente deixam de seguir por que muda para outras plataformas, há também aqueles que simplesmente enjoaram do assunto do canal, mas principalmente as mudanças nos algoritmos das plataformas podem derrubar sua audiência.
Houve um tempo onde os Sites foram questionados, muitos profissionais entendiam que era o momento de migrar para uma página no Facebook, centralizando lá as informações e atendimento da empresa, mas essa ideia veio por terra com os questionamentos políticos e as mudanças de algoritmo feito pela plataforma.O Site é um local de informação do seu domínio, ninguém nem nenhum algoritmo pode alterá-lo ou tirá-lo de você.
Iniciando o projeto de um Site
Mas e o Site para sua empresa? Ele é inicialmente registrado através de um domínio que, se você pagar as renovações será seu pelo resto da vida, você também pode revitaliza-lo de tempos em tempos, assim terá um site atrativo e atual, outro benefício do Site é indexação orgânica, se você tiver um blog ou notícias nele os buscadores farão a parte deles, colocando nas primeiras páginas das pesquisas.
Mas o que deve-se colocar de informações quando você criar um? A princípio o site deve ter informações da empresa, dados de contato e detalhes dos serviços que ela executa, mas você pode colocar mais itens nessa lista, por exemplo, depoimentos dos seus clientes, seu portfólio e projetos que você já realizou.
Agora que falamos de detalhes mais comuns de um Site para sua empresa, pense em como você pode vender serviços ou produtos nele, simples, faça divulgação nas redes sociais ou em plataformas pagas como Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn ou em sites de notícias.
Mas quanto custa fazer um Site
Depende, você quer um Site simples e institucional ou um sofisticado com super design? Tem mais, o seu Site terá alguma interação que precise de programação, aí que está a questão, quanto mais itens no Site maior será o valor, mas tome cuidado com aventureiros, iniciantes que cobram mais barato e deixam o serviço pela metade.
O ideal é ter um preço justo no desenvolvimento com qualidade, sendo assim, melhor contratar uma Agência que vai fazer um contrato com você é dar prazos reais.
Mas por que um Site para sua empresa não é tão barato? Na verdade, para se construir um site com no mínimo imagens pagas com direitos autorais, navegação rápida e bom design você terá que investir um pouco.
Leve em consideração o retorno que ele dará, visibilidade, possibilidade de divulgação da sua empresa na Internet e credibilidade.
Um site precisa de manutenção
Mas e a manutenção? Vamos lá, se você tem um Site para sua empresa precisa publicar ele em algum lugar, aí entram os provedores de hospedagem de Sites, que estão preparados para hospedar o seu Site com segurança, garantindo a disponibilidade, além de dar suporte se ele sair do ar.
A escolha do provedor é muito importante para garantir a disponibilidade e visibilidade do seu Site. Um provedor de qualidade tem uma estrutura de conectividade e hardware atuais e rápidos, tem suporte de qualidade, que resolve seus problemas quando eles surgem e em valores justos.
Além do suporte da hospedagem você precisa de um profissional que vai garantir a continuidade e qualidade do Site, se o backup está ok, se a segurança e manutenção nas alterações que forem necessárias como mudança de um número de telefone, inclusão de um novo produto ou serviço no seu catálogo do Site ou algo assim seja feito com qualidade. Esse profissional deve estar habilitado para ajudá-lo em casos de ocorrências críticas não relacionadas ao provedor.
Divulgando o seu Site da forma correta
Pense bem, a ideia de ter um Site para sua empresa é divulgar o seu negócio e conquistar mais clientes, assim aumentando sua carteira de clientes e garantindo mais faturamento certo? Só que não, ter um Site publicado na Internet não basta, falo isso por que não adianta tê-lo se ninguém souber que ele existe, aí entra o tratamento SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para buscadores, a divulgação paga da marca ou dos seus produtos. Mas essa divulgação falarei em outro artigo.
Google meu negócio (Business)
A plataforma Google pode ajudá-lo a divulgar o seu negócio na internet com o Google Business, plataforma de divulgação gratuito que possibilita o cadastramento das informações da sua empresa como endereço, horário de funcionamento, depoimento de clientes, visualização no Google Maps e cadastramento do seu Site para que os interessados entrem nele e vejam seus serviços ou produtos.
Concluindo, criar o seu Site ou revitalizar o seu atual e divulgá-lo da forma correta pode potencializar ainda mais o seu negócio, leve em consideração as informações deste artigo, elas são baseadas em experiências reais, faça um Site para sua empresa profissional mesmo que gaste um pouquinho mais, pesquise uma hospedagem boa e que tenha bom suporte, divulgue de forma correta, nada de sair pagando Google Ads de forma aleatória sem uma estratégia, sem ela você vai gastar dinheiro e não receberá visitas consistentes.
Espero que tenha ajudado na decisão e elaboração de um Site profissional que vai ajudá-lo a divulgar e conquistar novos clientes. Em breve falarei sobre Página de Vendas (Landing Page) que é outro conceito de Site, mas de venda com foco, onde você divulga um produto ou serviço único com intuito de atrair e vender, até o próximo artigo.