fbpx
logo-dobra7-185

Marketing Digital

O seu Site de notícias

Blog

Por que o Elementor é considerado o melhor editor para WordPress

Para você que está com dúvidas sobre qual editor de páginas para WordPress deve escolher esse artigo vai explicar um pouco sobre o Elementor, um plugin do WordPress para criação de páginas que cresceu muito no conceito de desenvolvimento gráfico do estilo arrasta e solta. 

Esse artigo não tem a intenção de ensinar a usar o Elementor mas demonstrar para aqueles que estão iniciando e tem dúvidas sobre qual Editor usar no WordPress. 

A intenção é tirar algumas dúvidas para quem está iniciando, eu mesmo tive essas dúvidas quando comecei a usar o Elementor e tive dificuldades em encontrar respostas.

A Versatilidade do WordPress

O WordPress se tornou o melhor e mais utilizado CMS para criação de Blogs e Sites, isso aconteceu pela facilidade de instalação, configuração e gerenciamento, mas com certeza a gama de plugins que são desenvolvidos para essa plataforma tornou-a muito flexível e versátil

Hoje você faz praticamente tudo com o WordPress, Sites institucionais, Blogs, E-commerce, Sites de notícias, Intranets e por aí muito mais opções, muitos profissionais e gestores se renderam para o WordPress.

O Desenvolvimento de Sites

Mas quando falamos de desenvolvimento lembramos de que a parte de design é muito importante para que o Site tenha sucesso, questões como identidade visual, navegabilidade, legibilidade e funcionalidade, ou seja, o Site tem que ser leve intuitivo e bonito, quem usá-lo deve ter facilidades para ler todo o conteúdo e se sentir bem na navegação das páginas.

Para que isso aconteça é importante uma ferramenta de edição que permita o desenvolvimento fácil e acesso a Widgets, que são itens complementares como formulários, Slider, menus, códigos HTML ou Javascript complementares que tornarão o Site interativo e completo.

O Elementor e suas características

Então surgiu o Elementor, esse editor tem como principal característica a facilidade de edição gráfica, complementos e possibilidade de importação de templates e modelos prontos, além de ser possível também salvar modelos que podem ser utilizados em diversas páginas do Site.

O Elementor permite a padronização da identidade visual com a configurações globais onde você determina itens como Cores e Fontes padrões, também permite a edição de arquivos padrão do tema ou do WordPress como Página de Post, busca e 404. Permitindo assim melhor customização do Site.

O Elementor tem duas versões, a versão Free, que você instala pelo gestor de plugins do WordPress e usa livremente para criar as páginas sem custo mas com limitação de Widgets, Templates e Modelos e a versão PRO que habilita todas as opções mas tem um custo anual de licença para atualizações e suporte.

Mas e sobre o custo do Elementor?

O Elementor em uma compra individual é considerado uma ferramenta cara, que deve ser renovada anualmente, a compra é em Dólar e para os brasileiros em determinadas épocas onde a moeda americana sobe muito torna a compra inviável. 

Nesse caso temos algumas opções, por exemplo comprar de uma Agência de Marketing que geralmente faz a compra em promoções de Milhares de licenças e fraciona a venda, então, se hoje a compra de um licença custa em torno de US$ 50 na compra por agências ou semelhantes pode baixar para US$ 10.

Alternativa ao Elementor PRO

Caso você não queira ou não possa nesse momento comprar a versão PRO existe alternativas para acrescentar Widgets a versão Free, plugin como  Elementor Header & Footer Builder, ElementsKit Lite, Essential Addons for Elementor.

Esses plugins aumentam o potencial de criação do Elementor Free e possibilita incrementar as opções para desenvolver páginas mais elegantes e interativas. Por acrescentar a quantidade de Widgets(Pequenos elementos que fornecem uma função) ajudam a resolver questões na criação da página de forma a produzir soluções em Designer.

Questões da Hospedagem

O Elementor fornece diversos recursos que são ótimos para o desenvolvedor Web mas pode consumir mais memória e aberturas de arquivos, isso pode causar alguns erros na abertura da ferramenta para desenvolver as páginas, isso pode ser resolvido geralmente na gestão de recursos da Hospedagem em seu Painel de Controle ou com uma solicitação de melhoria no suporte do servidor.

E por falar em hospedagem, eu tenho um artigo que fala sobre a escolha de uma, leia e veja alguns pontos importantes na escolha para publicação do seu Site, isso pode ser bem útil e evitar muitos problemas no futuro.

Concluindo

O WordPress tem seu editor padrão que sempre foi básico e com limitações, com o crescimento da plataforma surgiu outros editores que forneceram melhores recursos que facilitaram a vida do desenvolvedor, o Gutemberg e DIVI são alternativas para o Elementor.

Mas quando você aprende a usar o Elementor sente a facilidade e dificilmente quer trocar, mesmo com o custo menor os outro editores de páginas até o momento não superam o Elementor.

Quando você começar com o Elementor vai sentir dificuldades iniciais devido aos conceitos e a localização dos menus, mas não tem segredo, você cria uma página no padrão Canvas, vai acrescentando as Sessões, Sessões internas e Colunas, insere os Widgets do painel Elementor e configura da forma que achar melhor.

Lembrando que o Elementor é indicado para Páginas e não para Posts. Você encontra muito material na Internet e no Youtube sobre o Elementor e se precisar de uma ajudinha existem profissionais que podem tirar suas dúvidas com mini cursos que valem a pena comprar.

Espero ter ajudado você a entender o editor Elementor, seus recursos, custos e requisitos básicos, caso tenha dúvida, não fique acanhado, coloque sua dúvida ou comentário aqui e terei muito prazer em responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.