O DNS é usado por qualquer pessoa que acessou um Site na Internet, com certeza você usou esse recurso e foi beneficiada por ele, faz parte do processo da navegação pelas diversas páginas de um Site e desde o início do surgimento comercial da Internet no mundo ele ajuda, nós humanos, a lembrar de nomes usados para os sites nos navegadores.
Independente de serem empresas comerciais, Sites do Governo, Ongs ou de pessoas físicas, Sites, Blogs e até ferramentas Web necessita de um nome de domínio.
O DNS (Dynamic Name Server) em termos menos técnico e mais popular traduz a linguagem da máquina para a leitura do ser humano, a sua função é transformar códigos IP (Internet Protocolo) para nomes que possamos identificar e lembrar.
Para quem não sabe, os computadores trabalham com códigos binários, sendo o 0 (Zero) e 1 (Um) ordenados, que criam textos, imagens entre outros.
Humano não entende linguagem de máquina
Vamos dar um exemplo de código binário, a palavra “Internet” em binário seria “01101001 01101110 01110100 01100101 01110010 01101110 01100101 01110100 ” e um endereço de servidor de hospedagem, conhecido como IP(Internet Protocol) pode ser identificado pelo computador com codificação em código binário por exemplo, mas para nós isso ficaria muito complicado.
O endereço IP é conhecido por ser o endereço fornecido para qualquer equipamento conectado à rede da Internet, seja o computador, notebook, Celular ou Tablet, esse equipamento que você está usando agora para ler esse artigo foi configurado com um endereço IP de forma temporária.
O IP foi criado por Vinton Gray Cerf e Robert Elliot Kahn e permitiu o que hoje chamamos de revolução do século 20, a comunicação mundial pelas pessoas usando o acesso a Internet.
Mas o IP é formado por uma sequência de pares de números e não é amigável para nós, com o servidor de nomes DNS os números passam a ser nomes, esse processo é gerenciado por equipamentos como Roteadores e Servidores DNS.
Registro de nomes no Brasil
No Brasil o gerenciamento de nomes para Internet é feito pelo CGI.br (Comitê Gestor de Internet) e o registro de nomes pode ser feito em registro.br. Os passos para registrar um nome de domínio no Brasil é muito simples.
1 – Faça o seu cadastro em registro.br como pessoa física ou jurídica;
2 – Acesso a busca e coloque o nome que deseja registrar Exemplo. seudominio.com.br para entidade comercial, se for órgão governamental existem as extensões específicas e fechadas, caso tente registrá-las receberá a mensagem “A categoria GOV.BR destina-se ao Governo Federal. Exige-se autorização da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia. Os Órgãos estaduais e municipais, como Prefeituras e Câmaras, devem solicitar o registro sob a sigla de seu Estado (ex.: al.gov.br, sp.gov.br, etc).”
Existem outras extensões que estão vinculadas a profissionais liberais, pessoas físicas e jurídicas, cidades, universidades e genéricos.
3 – Depois de verificado que o nome está disponível você pode solicitar o registro e pagar uma taxa anual, também pode pagar bienal, trienal etc.
4 – Feito o pagamento e o domínio estando a disposição você deve direcioná-lo a um servidor DNS ou deixá-lo registrado no servidor temporário do próprio Registro,br, mas veja, quando falo temporário significa que ele estará apenas momentaneamente registrado até que você contrate uma hospedagem e aponte para ela.
Configurar o nome para o Site
Caso você tenha uma hospedagem contratada faça o apontamento para ela acessando o domínio pela sua conta no Registro.br e clicando na configurações do domínio contratado, lá existem dois campos de registro, o Name Server 1 e Name Server 2, são dois por que os padrões de instalação de servidores DNS obrigam a ter um Servidor de nomes backup para caso um deles cair.
Quando você faz o cadastro no Registro.br recebe um código com 2 letras e 2 normalmente formado por 3 letras e 3 números, que servirá junto com a senha para você acessar o seu cadastro, também é possível usar o CPF ou CNPJ ou domínio para ter acesso.
Caso você necessite pode autorizar uma pessoa de TI para configurar os apontamentos de DNS no Registro.br para a hospedagem onde será publicado o Site, essa opção chama-se autorizar um contato técnico.
Na sua conta tem uma opção chamada “Contato” nela terá o “Contato Administrativo”, “Contato Técnico” e “Contato Financeiro”, basta cadastrar o ID da conta da pessoa ou empresa que fará a gestão dos apontamentos DNS, nada a mais será autorizado nesse caso, somente as configurações de redirecionamento para abertura do Site onde estiver hospedado.
Um servidor DNS é composto por diversas configurações que não são foco deste artigo, a ideia do texto é demonstrar a utilidade dessa ferramenta que ajudou a popularizar a Internet e facilitar nossa vida, você entender um pouco do funcionamento, como contratar um nome de domínio e da gestão dele ajudará nos casos onde for necessário resolver questões mais simples, caso tenha mais dúvidas fique a vontade para comentar ou colocar sua dúvida nos comentários. Espero ter esclarecido sobre esse assunto. Até a próxima.