fbpx
logo-dobra7-185

Marketing Digital

O seu Site de notícias

Blog

Seu Site Esquecido

Desafio: Atualizar o seu Site!

Tenho falado muito do desenvolvimento de um Site, mas nesse artigo vou entrar no assunto atualizar o seu Site esquecido, muita gente que ler essa frase vai entender o significado, por que a consciência vai lembrando o que se deve fazer mas o tempo não deixa.

Um Site esquecido é aquele que você fez a muitos anos atrás e por falta de tempo não consegue atualizá-lo, isso ocorre com frequência e por vários motivos além do tempo necessário para dar atenção a ele.

O Site é pode ser considerado a biografia, apresentação, local de venda, contato e apresentação de uma empresa ou profissional, ele é a referência inicial para quem procura um serviço ou produto.

Buscadores gostam de Sites dinâmicos

Quando se busca algo no Google ou outros buscadores como Bing e Yahoo o que se vê normalmente é um resumo e link de um Site, e ao se clicar será redirecionado para uma página ou imagem que lá está.

O fato é, muita gente faz o seu Site e deixa de lado, achando que já fez o dever de casa, mas esquece que um Site está para o Google como um carro está para um bom uso, se não cuidar ele não vai funcionar satisfatoriamente.

A manutenção recorrente e os cuidados com o conteúdo, ou seja, atualizar as informações, mantê-lo atualizado não só visualmente mas na segurança e tecnologia, otimizá-lo  e se possível inserir conteúdo relevante mantém ele visível para buscadores e assim sendo visto nas primeiras páginas da busca de forma orgânica.

A lógica dos buscadores é que um Site com conteúdo atualizado e sempre com novidades é importante para quem está buscando algum serviço, produto ou simplesmente informação.

Por esse motivo é necessário sempre reservar algumas horas da semana para fazer a manutenção e do Site para que ele não caia no esquecimento, se isso acontecer você vai ter feito um investimento em vão com o desenvolvimento e custo de hospedagem além de passar uma visão negativa.

Como manter o Site atualizado

Agora que você entendeu que o seu Site não pode ficar sem atualização e cuidados deve estar pensando o que vai fazer para deixá-lo dinâmico e atual, nesse momento de conscientização abre a janela de novos desafios.

Um Site dinâmico tem conteúdos relevantes visual atrativo e velocidade, ou seja, ele deve abrir no navegador em segundos, demonstrar que foi feito por um profissional e mostrar conteúdos como artigos, informações da área de atuação e meios de interação com formulários, boletins ou mesmo vídeos incorporados.

Tempo ou dinheiro

Como tudo na vida ou você faz ou paga para alguém fazer, essa frase cabe praticamente em tudo que pensamos, se você tiver tempo para criar conteúdos como artigos, vídeos ou replicar informações ou notícias de outros Site pode pôr a mão na massa e economizar “Grana”, mas se não tiver tempo terá de pagar para alguém fazer esse trabalho.

O trabalho de manter um Site com conteúdo interessante pode ser terceirizado, hoje existem profissionais que atuam como freelancer nessa área, desenvolvendo conteúdos ou minerando informações para inserir no seu Site.

Claro, tudo isso deve ser feito de forma estratégica e contínua, não adianta fazer tudo isso por apenas um mês, o segredo da Internet está em conteúdo relevante e continuidade na publicação, isso vale para Sites, Redes Sociais e Canais no Youtube.

Lembre-se de organizar o seu tempo, mesmo que seja para gerenciar o conteúdo que o Freelancer desenvolverá, você é o fornecedor de informações para a criação, quem for fazer o seu conteúdo precisará de informações e de gatilhos para criar conteúdo.

Faça um cronograma de postagens, por exemplo, deixe algumas horas da semana para escrever os temas que gostaria que fossem desenvolvidos para o Site.

Se você puder, escreva com antecedência os títulos e palavras chave que serão utilizados pelo autor dos artigos, vídeos e postagens.

No WordPress, por exemplo, você pode agendar a postagem de um artigo, se por exemplo tiver oito artigos prontos, você pode agendar dois deles para serem publicados por semana.

Isso dará uma constância e será identificado pelos buscadores e leitores, dessa forma haverá mais engajamento e aumentará as visitas.

Quando o resultado aparece

Se você fizer o dever de casa verá que em poucos meses o seu Site terá mais visitas, você pode usar ferramentas como Google Analytics que é grátis para medir isso é gratuíto e a instalação e uso muito fácil.

Outra forma de saber se está sendo visitado pode ser as interações que aparecerão nos comentários dos seus artigos caso você tenha um Blog e as mensagens recebidas pelo formulário de contato.

Lembrando que as redes sociais são ferramentas importantes para direcionar o seu público para o Site, então sempre que postar algo tente redirecionar as pessoas para o Site onde haverá mais condições de vender o seu produto ou serviço.

A tempos os Sites são considerados ferramentas que deixarão de ser úteis e viáveis, mas apesar das muitas outras plataformas criadas aparentarem ser mais atrativas e produtivas, o Site por ser uma das primeiras ferramentas criadas no surgimento da Internet sobrevive e demonstra que ideias boas duram bastante.

Ainda que as redes sociais estejam em alta, o Site é seu e você faz o que quiser com ele, não há neste momento nenhuma forma de alguém tirar um domínio registrado por você, só mesmo você pode decidir se tira ele do ar.

Sendo assim, na minha opinião vale a pena você dar atenção e investir no seu Site, ele é o seu meio de comunicação, venda de serviços e produtos e demonstração de quão profissional você ou sua empresa é.

Dê uma olhada agora no seu Site, veja o que precisa melhorar e arregace as mangas, sendo você ou outra pessoa, não importa, a questão é ter um visual atrativo e conteúdos relevantes para atrair pessoas e fazer o seu negócio cada vez melhor, afinal, se não for você, quem vai dar atenção para ele.

Se gostou desse artigo, ou se tem mais dúvidas sobre o assunto, deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.