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O potencial dos produtos digitais

A presença de empresas ou empreendedores na Internet aumentou de forma muito rápida nos últimos anos e foi potencializado depois da pandemia do Covid 19, muitos que nem imaginavam ter um negócio na Web foram inseridos com a promessa de altos ganhos com produtos digitais ou e-commerce ou mesmo uma renda extra.

Esse avanço fez com que os profissionais de marketing em pouco tempo ficassem sobrecarregados de trabalho e ao mesmo tempo sendo questionados sobre os resultados, dúvidas como o tempo de retorno em um investimento em mídias pagas e quais redes sociais são viáveis para investimentos a curto prazo foram desafios para esses profissionais. Mas a resposta correta não existe e vai depender do conteúdo apresentado.

Conteúdo bom é conteúdo que resolve

Após muita leitura, também ouvindo os players de Marketing de Conteúdo cheguei a conclusão que um produto ou serviço que tenha como base auxiliar as pessoas a resolver algum problema é o primeiro passo para ter sucesso e o passo seguinte será demonstrar que tem domínio sobre ele, para em seguida construir canais que demonstrem sua propriedade sobre o assunto.

Caso você já tenha muito conhecimento sobre um determinado tema, organize essa informação, defina os principais pontos que possam ter relevância para o seu público e crie conteúdo baseado nele, lembre-se que as pessoas estão em fases diferentes do aprendizado e aquilo que para você parece simples para outras pessoas não é.

Então monte roteiros e crie conteúdos baseados no que você conhece, faça incrementos com informações colhidas em livros, vídeos de especialistas e gráficos de Sites sérios que você possa encontrar na Internet.

Para criar conteúdos gravados você precisará de alguns acessórios, em sites de vendas você encontrará equipamentos para gravação como Spot Led redondo, microfones de lapela, tripés, kits de chroma key entre outros com preços acessíveis. por mais que a Internet seja um ambiente livre onde todos podem contribuir o mínimo de profissionalismo é necessário.

Os canais de divulgação

Com os conteúdos em mãos crie um Blog, um canal no Youtube e uma conta no Instagram, você encontrará na Rede vários vídeos de especialistas que ajudarão você a estruturar posts,  artigos e vídeos, lembre-se, todo mundo teve um começo, o aprendizado faz parte do sucesso. 

Quando pensamos em algum serviço ou produto que nos interessa, a primeira coisa que fazemos é buscar no Google com algum termo que traga resultados consistentes, após esse retorno da pesquisa clicamos naqueles links que nos parecem mais sensatos e interessantes, nesse momento já passamos por alguns controles de algoritmos que nos levaram a clicar em um anúncio que o Google imprimiu na pesquisa. Dessa forma somos induzidos a acessar e comprar algo.

Na atualidade nossa vida é vigiada por códigos de programação chamados algoritmos que calculam diversas possibilidades e acessam as bases de conhecimento onde milhões de pessoas com suas atividades e decisões foram inseridas, quase nada passa despercebido e assim gira o mundo, não tem muito como fugir.

Então, tudo é calculado, sua pesquisa, suas decisões de compra, viagens e principalmente suas curtidas, essas informações são traduzidas em condições de decisão para o código que levará você a visualizar a propaganda que pesquisa ou rede social mostrou. 

Sabendo disso fica mais fácil produzir, divulgar e vender, mas quanto mais sabemos mais teremos o que fazer e o tempo é nosso inimigo, se não houver um mínimo de organização não será possível produzir tanto conteúdo quanto necessário para atrair e engajar.

Divida os dias e o seus horários organizadamente e separe um tempo para descansar sua cabeça também, a hora passa igualmente para todos mas quem é organizado aproveita mais ele. 

Entendi como os algoritmos funcionam, mas como usar isso a seu favor? 

Entender como as pessoas pensam e como elas agem pode ser muito útil quando você for elaborar um produto digital. Lembre-se, a forma mais produtiva de divulgar seu serviço ou produto é conhecer o seu público e achá-lo no momento certo. Algumas técnicas ajudam dessa definição do público e a interação com os seus seguidores serão importantes para conhecê-los bem…

Como encontrar o público correto para meu produto ou serviço?

Você pode usar técnicas desenvolvidas pela experiência de outros profissionais, a principal delas é conhecer o público que você quer alcançar, mais conhecido como Persona e sua derivação, são públicos muito bem definidos pelas  suas características, que provavelmente terá interesse no seu negócio.

A Persona nada mais é do que descrever um personagem e todas as informações possíveis sobre ele, como, gosto, hobby, hábitos, estado civil, escolaridade, profissão, possível renda entre outras características. 

Existem ferramentas gratuitas na Internet que pode ajudá-lo nessa tarefa, umas delas é o gerador de Personas, essa ferramenta é construída de forma que você pode ir respondendo um questionário em um formulário on line e no final o resultado é uma descrição do Persona, uma delas é o da Resultados Digitais, empresa do ramo que fornece várias dicas e uma ferramenta que está disponível em https://www.geradordepersonas.com.br/, essa é uma das diversas que você encontrará, mas faça uma pesquisa com o termo “gerador de persona” ou “como criar persona” e com certeza terá resultados interessantes.

Conclusão

O mundo mudou e as oportunidades estão aí, ter informação é, e será a maior riqueza para empreendedores, com a facilidade encontrada hoje para adquirir conhecimento, não tem mais desculpa, todos nós ou quase todos tem acesso a dados e mais dados disponíveis sobre como começar um negócio digital, na maioria das vezes esses materiais são de graça, totalmente “Free”, sendo assim, comece agora mesmo o seu projeto, leia, pergunte, assista vídeo e crie os seus ambientes de divulgação, seja um Blog, uma conta no Instagram / Facebook ou um Canal no Youtube, com certeza existe algo que você conhece bem ou gosta muito. 

Ninguém começou com milhares de seguidores ou com audiências incríveis, mas foram aos poucos conquistando a confiança das pessoas com os seus conteúdos. Mas lembre-se de criar conteúdos realmente interessantes e para isso tenha foco e aprenda bastante.

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