fbpx
logo-dobra7-185

Marketing Digital

O seu Site de notícias

Blog

Proteção contra Hackers com CDN

Proteção contra Hackers com CDN

Quero neste artigo falar sobre CDN (Content Delivery Network), sei que muitos desenvolvedores ou profissionais que criam Sites não conhecem ou pouco sabem sobre essa “ferramenta” de proteção e otimização do Domínio de um Site, por esse motivo resolvi escrever esse artigo, vou tentar esclarecer didaticamente o assunto e acredito vai ajudar a melhorar a proteção e velocidade do seu Site ou dos seus clientes.

Domínios e Sites

Para explicar de forma mais ampla, o domínio é o endereço que digitamos no navegador para acessarmos os Sites, dessa forma abrimos as páginas que estão hospedadas em algum provedor locado em algum lugar no mundo, geralmente em um servidor Cloud de algum Data Center.

Pois bem, esse endereço de domínio pode ser rastreado por um Hacker facilmente sabendo onde está o Site e a partir daí ele pode tentar achar uma “falha” no Firewall da estrutura ou um erro de programação que possa expor portas de comunicação do Servidor Web e dessa forma proporcionar uma possibilidade de acesso ou invasão.

Para evitar essas falhas devemos atualizar as versões de todos os “atores” do processo, sendo eles o Servidor Web, Servidor FTP, plataforma de desenvolvimento como PHP, JAVA, Pyton entre outros, esses servidores e sistemas devem ser atualizado pela empresa de Hospedagem ou profissionais do Data Center.

Responsabilidades do Desenvolvedor

Mas e os Sites? Eles são de responsabilidades dos desenvolvedores e gestores que criam e publicam nas hospedagens, nesse caso, saber como protegê-los faz parte de um trabalho profissional e sério.

Existem algumas ferramentas de proteção, entre elas o CDN que é o foco desse artigo, ferramentas como Cloudflare, Google Cloud CDN, Akamai, Incapsula e MaxCDN  que fazem o balanceamento de carga e o papel de front end, dessa forma agiliza o acesso aos Sites criando o cache de acesso que alivia ao mesmo tempo que proteja a origem.

O cachê são os arquivos do Site como html, imagens e código CSS que podem ser armazenados no Navegador ou em servidores, podendo ser alocado na memória e apresentado de forma rápida quando requisitado pelos usuários.

No CDN, devido o cachê estar distribuído em vários servidores simultaneamente fornece melhor desempenho e baixa latência (Tempo de resposta a uma requisição) assim, quando se abre um site configurado com CDN a abertura dele é mais rápida.

Outra particularidade do CDN é a proteção da origem pelo fato do servidor onde está o Site ficar oculto e apenas o cachê ser enviado. Lembrando que as mudanças feitas no Site original serão rapidamente replicadas no cachê, mantendo-o atualizado para o visitante.

Configurando o CDN

Uma das plataformas de CDN mais usadas é o Cloudflare, nela você cria uma conta gratuita e já pode configurar os seus Sites para uso, os passos são:

  • Crie uma conta gratuita;
  • Faça o cadastro do domínio do seu Site;
  • No serviço de DNS, onde você criou o Domínio, por exemplo Registro.br, faça o apontamento para o Cloudflare;
  • Configure os apontamentos DNS no menu “DNS” para o seu provedor;

Em algumas hospedagens esse serviço já está incluso e você pode fazer a configuração diretamente nele, além de poder contar com o suporte para ajudá-lo.

Em resumo, a utilização de um CDN será muito útil e não deve ser ignorado, apesar de você ter um trabalho a mais para incluí-lo e configurá-lo o resultado final será a velocidade do Site devido ao Cachê distribuídos em diversos servidores e a segurança, pois ficará no backend que fará seu Site original ficar oculto para invasores.

Esses são fatores muito importantes para qualificar e otimizar o Site, então não perca tempo, se o seu Site ainda não está configurado com um CDN, não pense duas vezes, você encontra esse serviço gratuito e com fácil implantação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.