fbpx
logo-dobra7-185

Marketing Digital

O seu Site de notícias

Blog

Sites Responsivos

Nesse artigo vamos explicar mais sobre Site Responsivo ou dimensionamento do Site nas diversas resoluções de tela. Sabemos que hoje existem vários equipamentos com tamanho de telas, exemplificando, smartphones, Tablets, Notebooks, Computadores desktop, Monitores TV e TVs Smarts.

Versatilidade nas diversas resoluções

Com o Bum de uso dos Smartphones, que no Brasil tem mais de um por pessoa é importante desenvolver Sites que sejam bem visualizado nessas telas, para isso você precisa fazer as devidas correções e adaptações para ter uma página bem visualizada no Computador, Tablet e Smartphone. Os acessos hoje estão em média 70% a 80% em celulares, as pessoas acessam em diferentes lugares, no Ônibus, Metrô, na Escola e até na rua, isso porque é prático resolver as coisas em poucos minutos independente de onde estiver.

Com essa versatilidade com tantos tamanhos de telas o desenvolvedor de Sites tem e deve se preocupar como cada usuário verá o Site desenvolvido, para tal é necessário usar editores gráficos, aqueles que geram o código HTML no backend ou ter conhecimento profundo de HTML 5.

Ferramentas que facilitam

Mas a tecnologia vem nos salvar, editores para CMSs como WordPress fazem muito bem o papel de criar Sites responsivos, um deles, que vamos destacar aqui por ser o mais conhecido pelos criadores de Sites é o Elementor, esse Plugin de edição de Sites que pode ser usado na versão Free ou Pro fornece mecanismos para auxiliar no desenvolvimento, na tela de edição é possível ver as versões para Desktop (Computador comum), Tablet e Celular em tempo real.

Lembre-se, o seu visitante do Site pode estar vendo o Site de formas diferentes, então crie páginas que, além do design e das informações claras, também sejam agradáveis de ser ver em qualquer equipamento.

Eu tenho o hábito de desenvolver todo o Site voltado para Desktop e ao final da criação partir para o desenvolvimento para Smartphone, por que faço assim? Não sei se foi pelas diversas tentativas e erros ou pela praticidade de focar em um formato de cada vez, de qualquer forma pode ser uma dica interessante se você está começando agora.

Ferramentas Gratuitas na Web

Uma ferramenta muito útil para testar o Site  é o http://whatismyscreenresolution.net/, nele você insere a URL do seu Site nele e vê em diversas telas de equipamentos e resoluções que ele emula. Vendo como fica em casa resolução é possível ter noção e ir alterando no desenvolvimento até chegar no ideal.

Outra ferramenta encontrada na Web é i http://www.responsinator.com/, nele você emula equipamentos da Apple, como Iphone e Ipad, também Android e Kindle, assim você terá noção de como ficará seu Site nessas plataformas.

Um Site profissional deve passar por diversas etapas do desenvolvimento e a adaptação para diversas resoluções podem fazê-lo ter sucesso ou não, são pequenos detalhes que tornam seu trabalho mais profissional e reconhecido, então, sempre que desenvolver um Site veja se está adaptado aos diversos equipamentos, plataformas e formato de tela, acredito que dessa forma você terá sucesso no desenvolvimento para internet e será indicado sempre pelo seu trabalho. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.